O esterno (osso do peito que foi aberto para a operação) demora, em média, cerca de 2 meses a cicatrizar. Apesar de estar bem seguro com material próprio é necessário ter alguns cuidados para que o osso cicatrize bem, porque alguns tipos de esforço podem prejudicar a cicatrização e obrigar a nova operação para refixar o osso.
No caso das mulheres com seios grandes é fortemente recomendado a utilização de soutien, sem aros, pois garante apoio e evita que haja distensão da pele. Pode dormir com soutien, inclusive.
Os esforços, como já foi dito, devem ser ligeiros, até recomendação médica contrária, pelo que não deve:
- Pegar, empurrar ou puxar pesos superiores a 3kg;
- Mudar roupa de cama, passar a ferro, cozinhar, estender roupa a secar, esfregar ou varrer;
- Fazer trabalho de quintal;
- Conduzir qualquer tipo de veículo;
- Usar uma almofada a fazer pressão no peito sempre que tossir;
- Evitar usar os braços para empurrar o corpo quando se tenta levantar ou para apoiá-lo quando se tenta sentar. Para sentar deve encostar bem as pernas à cadeira ou sofá e tentar fazer apenas força nas pernas;
- Usar sempre cinto de segurança no automóvel, mesmo quando é conduzido. Se o cinto for desconfortável pode colocar uma almofada entre o peito e o cinto;
- Evitar contacto com pessoas constipadas ou com gripe;
Estas limitações são temporárias para permitir que o osso do peito cure devidamente.
Irá ser aconselhado na consulta pós-operatória acerca de quando poderá começar a conduzir, voltar a trabalhar e participar em actividades mais cansativas.