É normal sentir-se cansado e fraco após a cirurgia pelo que se deve aumentar o nível de actividade gradualmente e conforme a sua tolerância. O exercício físico recomendado para doentes operados ao coração é apenas a caminhada, numa fase inicial. Ao fim de 6 a 8 semanas, o seu cardiologista poderá fazer um plano de exercícios adaptados conforme for evoluindo nas fases da reabilitação cardíaca.
Deve caminhar diariamente, nem que seja dentro de casa. O ideal é a caminhada em terreno plano durante cerca de 30 minutos seguidos, pelo menos 5 dias por semana. Nos primeiros dias apenas deve fazer caminhadas de 5 a 10 minutos seguidos e conforme perceber que tolera o esforço, pode ir aumentado alguns minutos por dia.
Se sentir falta de ar ou cansaço extremo deve parar de imediato e retomar a caminhada apenas no dia seguinte.
O mais importante em termos de exercício físico é ser capaz de alternar períodos de repouso e períodos de actividade durante o dia.
Peça a alguém para ficar por perto enquanto toma banho ou fazer outras atividades, apenas no caso de precisar de ajuda. Evite usar água muito quente durante o banho pois pode sentir-se tonto.
Sesta
O sono é reparador, ou seja, é um descanso que o corpo precisa para sentir bem-estar físico, psicológico e emocional. Daí que se tiver problemas em adormecer ou dormir pelo menos 6 a 8 horas durante a noite, deve contactar-nos. Pode e deve fazer uma sesta a meio da manhã e após o almoço, pois permite ao organismo recuperar energia para o resto do dia, em vez de se sentir muito cansado ao fim do dia se não fizer essa sesta.
Sexo
A ideia de retomar relações sexuais com o seu parceiro pode ser estranha por medo de fazer esforço de mais ou de ficar com dor na ferida ou até poderá sentir-se pouco atraente ou incapaz de relaxar. É importante que o casal leia estas informações, esclareça todas as dúvidas com os profissionais de saúde e que falem abertamente sobre dúvidas e receios. Pode iniciar relações sexuais ao fim de 2 semanas e assim que se sentir preparado e relaxado.
Deve evitar posições que fazem pressão no osso do peito ou que sejam desconfortáveis. Evite ter relações sexuais após refeições, exercício ou se se sentir ansioso. Alguns medicamentos interferem com a excitação sexual pelo que se for o caso, deve falar com o seu médico.
Pulmões
Os exercícios respiratórios, que lhe são ensinados pelas enfermeiras de reabilitação durante o internamento, devem ser feitos em casa várias vezes ao dia. Pode ser necessário ficar sentado ou dormir com a cabeça mais elevada nos primeiros dias.
Proteja o esterno sempre que tosse.