Cirurgia minimamente invasiva da válvula aórtica

Sem Título

A cirurgia cardíaca minimamente invasiva é hoje uma realidade em Portugal. Oferecemos em Vila Nova de Gaia a possibilidade de implantar cirurgicamente uma prótese aórtica sem corte em qualquer osso, para tratar doenças da válvula aórtica: estenose aórtica e insuficiência aórtica.

De facto, temos assistido a uma redução gradual no trauma cirúrgico, tal como mostra a figura abaixo:

Sem nome.png

Estas são as possibilidades de incisão no tratamento cirúrgico da válvula aórtica. A incisão D – minitoracotomia anterior direita – permite a realização da cirurgia sem qualquer corte no osso. As vantagens são:

  • Menos dor
  • Menos hemorragia
  • Menos infeção
  • Inexistência de complicações relacionadas com a não cicatrização do osso
  • Recuperação mais rápida
  • Melhor resultado cosmético

Abaixo se reproduz o resultado cosmético e radiográfico de uma senhora de 91 anos 28 dias após a sua cirurgia de substituição valvular aórtica.

No sentido de otimizar os resultados desta cirurgia, são utilizadas prótese valvulares especiais, sem necessidade de suturas (sutureless), o que torna a cirurgia mais simples e rápida, proporcionando tempos de internamento médios de 4 dias após a cirurgia.

Cover_image_Perceval
Prótese valvular sem sutura Perceval

Vídeo com implantação de prótese aórtica por minitoracotomia anterior direita:

Contacte-nos se está interessado em saber mais sobre este procedimento e se tem dúvidas sobre se poderá ser operado através desta estratégia.